Glossário de termos literários e linguísticos:
Régulo: chefe de uma tribo.
Lobolo: dote da noiva.
Lirismo Trovadoresco: tipo de texto lírico originário dos trovadores, que falavam Galaico-Português. Esta origem remonta o séc. XII e XV.
Lirismo Palaciano: tipo de texto lírico originário dos poetas das cortes, e que portanto era desenvolvido nos palácios. Esta origem remonta o séc. XVI.
Humanismo: filosofia que determina que o homem é e deve ser considerado o centro do mundo. Ou seja, o ser humano deve ser valorizado muito mais do que os deuses.
Renascimento: novo movimento artístico e cultural, onde as sociedades recriam os modelos Greco-Romanos.
Classicismo: movimento ao nível da arte, cultura, ciência e natureza que visa respeitar e valorizar os gostos do renascimento (Greco-Romanos).
Locus amoenus: tipo de referência à natureza, onde o sujeito poético a descreve como doce, amena, luminosa, resplandecente e equilibrada. Usa termos eufóricos.
Locus horrendus: tipo de referência à natureza, onde o sujeito poético a descreve como trágica, horrível, feroz, desequilibrada, caótica e negra. Usa termos disfóricos.
Toponímia: designação atribuída ao conjunto de palavras da Língua Portuguesa que se referem a nomes de locais, terras e cidades.
Antroponímia: conjunto de palavras do léxico Português que dizem respeito aos nomes de pessoas e sobrenomes.
Fonética: som que é produzido ao falar-se uma língua, ou seja, determina a maneira como são acentuadas e ditas as palavras da Língua Portuguesa.
Saturday, June 2, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment