Saturday, June 2, 2007

Glossário de termos literários e linguísticos:

Régulo: chefe de uma tribo.

Lobolo: dote da noiva.

Lirismo Trovadoresco: tipo de texto lírico originário dos trovadores, que falavam Galaico-Português. Esta origem remonta o séc. XII e XV.

Lirismo Palaciano: tipo de texto lírico originário dos poetas das cortes, e que portanto era desenvolvido nos palácios. Esta origem remonta o séc. XVI.

Humanismo: filosofia que determina que o homem é e deve ser considerado o centro do mundo. Ou seja, o ser humano deve ser valorizado muito mais do que os deuses.

Renascimento: novo movimento artístico e cultural, onde as sociedades recriam os modelos Greco-Romanos.

Classicismo: movimento ao nível da arte, cultura, ciência e natureza que visa respeitar e valorizar os gostos do renascimento (Greco-Romanos).

Locus amoenus: tipo de referência à natureza, onde o sujeito poético a descreve como doce, amena, luminosa, resplandecente e equilibrada. Usa termos eufóricos.

Locus horrendus: tipo de referência à natureza, onde o sujeito poético a descreve como trágica, horrível, feroz, desequilibrada, caótica e negra. Usa termos disfóricos.

Toponímia: designação atribuída ao conjunto de palavras da Língua Portuguesa que se referem a nomes de locais, terras e cidades.

Antroponímia: conjunto de palavras do léxico Português que dizem respeito aos nomes de pessoas e sobrenomes.

Fonética: som que é produzido ao falar-se uma língua, ou seja, determina a maneira como são acentuadas e ditas as palavras da Língua Portuguesa.

No comments: