Saturday, June 2, 2007

Relatório de visita de estudo:

No dia 23 de Fevereiro do corrente ano, as turmas de Matemática A da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, tiveram o privilégio de participar numa visita de estudo. Esta consistia na ida ao pólo da Universidade do Minho de Guimarães, onde iríamos assistir a aulas de matemática. Desta maneira, nós deveríamos compreender as numerosas aplicações da matemática.
Primeiro, seguimos para um grande e moderno anfiteatro, onde tivemos uma aula de estatística aplicada. Foi muito interessante, uma vez que interagimos com os professores e participámos em exercícios estatísticos.
Depois, dirigimo-nos para uma sala de grupos que se encontrava repleta de livros de lombada grossa. Mas o que mais sobressaía era o ecrã branco que nos ia mostrar alguns dos avanços na área da robótica. Até porque a U.M. do pólo de Guimarães desenvolve fantásticos projectos nesta área, com ou sem parcerias de outras universidades. Descobrimos que a robótica implica muita matemática.
Por último, numa sala de informática, pudemos optimizar o percurso que um camião deveria percorrer para entregar as encomendas e também optimizámos a disposição de mercadoria no camião.
Todos os alunos divertiram-se imenso porque, para além de visitarem um lugar de aprendizagem universitária, verificaram que a matemática é muito útil!

No comments: